Espaços coworking podem ajudar no crescimento da sua empresa

Entenda como trabalhar em um espaços coworking pode resultar em diversas vantagens para o desenvolvimento do seu negócio no mercado

Antes de procurar um espaço compartilhado, o empresário precisa entender completamente tudo sobre essa tendência e seus pontos positivos. O coworking é um modelo de trabalho onde prevalece o compartilhamento de estrutura e recursos de escritório.

Basicamente, um espaço coworking é o espaço ideal para autônomos, microempreendedores e empresas que estão em busca de locais com uma estrutura apropriada, não tenha um custo elevado e conte com uma vasta possibilidade de criar networkings com pessoas de diversas áreas.

Por mais que o conceito de Coworking seja novo no Brasil, nos Estados Unidos já existe desde 1999, criado pelo designer de jogos Bernie de Koven, que revolucionou o estilo do mercado de trabalho naquela época.

Segundo dados de um estudo feito para o mercado de coworking no Brasil, houve um salto de 114% no número de coworkings nos últimos três anos. Em média existem 810 espaços espalhados por todo o país. Tudo isso resulta em 3.500 empregos diretos e indiretos; 210 mil pessoas circulando por esses locais; 56 mil estações de trabalho.

Somente o Estado de São Paulo possui um market share de 40% do mercado, ou seja, 336 espaços. Vale ressaltar que (62%) desses locais estão na capital, (61%) nas metrópoles paulistas, (61%) em regiões tradicionais de negócios e (56%) em bairros comerciais.

Os benefícios que os espaços compartilhados proporcionam são vários. Entre os inúmeros fatores existentes, foram citados os mais relevantes que podem fazer com que o Coworking passe a ser uma prioridade para os empreendedores. Confira a seguir:

1. Networking

1º – A troca de experiências em espaços compartilhados é imensa, até porque acaba sendo fácil conhecer um pouco sobre outro tipo de negócio. Literalmente existe uma empresa totalmente diferente sentada na mesma mesa que você! 

Dentro de alguns coworkings existem salas reservadas, locais onde só reside uma empresa e mesmo assim o networking acaba acontecendo. É algo natural nesses lugares.

clientes utilizando nossos espaços compartilhados de trabalho e fazendo networking

2. Troca de clientes

É comum quando alguém se muda para um espaço coworking perceber uma distinção de empresas. Muitas vezes esse leque pode trazer clientes novos para o negócio, pois os próprios residentes indicam seu serviço para os clientes deles e vice versa.

Isso além de ajudar no crescimento financeiro, acaba fidelizando ainda mais o comprador porque ele se sente cercado de atenção e não corre o risco de contratar um profissional ruim para aquele determinado trabalho.  

3. Gastos compartilhados

Todo empreendedor quando vai abrir seu negócio precisa alugar ou comprar um imóvel. Também existem os custos fixos e variáveis (internet, luz, água, telefone, impressora e materiais de escritórios) que precisam ser calculados. 

Tudo isso, pode ser muito pesado para alguém que está começando suas atividades, porém se  existisse um modo de reduzir todos esses gastos pela metade seria de grande ajuda e o coworking te dá essa possibilidade. Nesses espaços, os gastos são divididos entre todos os residentes. Assim não fica pesado para ninguém.

4. Happy hour

Além de todos os aspectos profissionais, alguns dos espaços coworking disponibilizam estrutura para a realização de eventos. Com isso, a empresa não precisa fazer o happy hour em um barzinho que muitas vezes pode ser caro. Assim, os espaços compartilhados são grandes parceiros do empreendedor em todos momentos.

Com isso, é possível concluir que residir em um espaço compartilhado pode trazer diversos benefícios em todos os pontos da sua empresa, desde a parte financeira até o relacionamento dos seus funcionários.

E então? Já tinha ouvido falar dos espaços coworking? Gostou da ideia? Conta para gente!

happy hour nos espaços de coworking ajudam no networking

Receba as novidades do Complexo Mofo

Receba conteúdos, promoções e a nossa agenda de eventos em primeira mão!